Páginas

domingo, 27 de outubro de 2013

Estágio de Engenharia Civil

A melhor época para procurar um estágio na área de Engenharia Civil é no início de cada semestre. O ideal é que o estudante comece a procurar estágio bem antes do último semestre da faculdade quando o estágio é obrigatório, pois quanto antes iniciar mais experiência prática obterá e mais fácil será conseguir o estágio uma vez que as empresas preferem ficar com estagiários durante grandes períodos, portanto, se ele já está para se formar mais difícil será conseguir o estágio.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Engenharia Civil Mercado de Trabalho

Como está o mercado de trabalho para engenheiros e arquitetos?

O mercado de trabalho está precisando de engenheiros e arquitetos? Gostaria de saber também se o engenheiro da área civil desenha plantas, como o arquiteto.

enviado por Eric Hideki Watanabe Fernandes
A construção civil é um dos indicadores de crescimento ou retração da economia de um país. Em épocas de crescimento econômico há aquecimento do setor, ocorrendo o oposto em épocas de recessão. Atualmente o Brasil encontra-se em crescimento econômico, inclusive tendo ultrapassado sem grandes prejuízos a crise financeira que abalou a economia mundial recentemente. Como você pode perceber, projetar o mercado nesta e em outra área qualquer envolve certo índice de imprecisão, pois não podemos afirmar categoricamente os rumos da economia mundial e nacional.

- Engenharia Civil é o curso certo? Descubra no teste!
O curso de Arquitetura envolve conhecimentos ligados ao cálculo estrutural, dimensionamento de forças, análise da composição de terrenos para a sustentação da construção como conhecimentos da área de "humanas", como história da arte, perspectivas antropológicas sobre a moradia (como os seres humanos consideraram e consideram nas diversas culturas a questão da habitação), passando pela análise da ocupação das cidades - paisagismo, urbanismo, áreas residenciais e comerciais. Há também arquitetos que se especializam em comunicação visual, desde a definição de padrões de comunicação de empresas até o design de móveis ou objetos de uso doméstico.
Classicamente, quando se trata de construção civil, contrata-se um arquiteto para a elaboração da planta, da distribuição dos espaços internos da casa e da fachada. Cabe ao engenheiro civil responsabilizar-se pelo cálculo e dimensionamento das colunas, vigas, da distribuição de cargas e determinação das ferragens e dos materiais envolvidos na obra. Porém, estas áreas se intercambiam, ou seja, ambos os profissionais podem se responsabilizar pela diversas atividades que envolvem a construção dependendo do tamanho a obra.
Consulte as grades curriculares de Arquitetura e de Engenharia Civil e verifique semelhanças e diferenças.

O que é engenharia civil

Engenharia civil é o ramo da Engenharia que lida com a concepção, construção e manutenção do ambiente físico, construído ou natural, incluindo obras como estradaspontescanaisbarragens e edifícios.
Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. A Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todas as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos várias divisões, como a elétricamecânicaquímica, entre outras. Em alguns poucos países, como a Bélgica e a Alemanha, o termo engenharia civil ainda é usado no seu sentido lato original, agrupando várias especialidades entre as quais a de construção de obras que é designada engenharia de construção.
O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas) . Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor. A Engenharia civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura.
Por possibilitar uma ampla variedade de atuação profissional, a Engenharia civil oferece ainda grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando que estes que se dediquem à boa formação acadêmica tenham sucesso posteriormente, na sua carreira

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Revista Equipe da Obra - Pini

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

NR-18 - Carpintaria

NR-18 Ilustrada

Carpintaria

Esta seção apresenta detalhes da Norma Regulamentadora no 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (NR-18), que estabelece critérios mínimos de segurança e conforto para as instalações e serviços de canteiro

Reportagem: Bruno Loturco
Equipamento deve contar com aparatos que impeçam contato das mãos com o disco de corte e que evitem rejeição da peça. Confira
Durante trabalhos de carpintaria, uma das ferramentas que mais oferece risco de acidente é a serra circular. O equipamento é composto por mesa fixa - com abertura que permite a passagem de um disco de serra -, eixo, transmissão de força e motor. Uma vez que os acidentes costumam ser graves, é preciso respeitar as exigências da NR-18 com relação à sua instalação e uso. Veja quais são os requisitos da norma.
Ilustrações: Daniel Beneventi