Páginas

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Como limpar porcelanato

Acabou a obra ou a reforma como limpar o porcelanato que acabou de ser assentado?

Primeiramente é necessário remover a película superficial que se forma sobre o revestimento, com auxílio de pano seco e macio. Após a remoção desta película a limpeza e o acabamento deverão ser realizados em seguida (máximo 30 minutos após a aplicação), utilizando uma esponja umedecida em água limpa. Limpe totalmente o revestimento, para evitar manchas. 
Detergente ou sabão neutro (numa solução de limpeza de uma colher para cada cinco litros de água) e um pano de chão úmido são suficientes para manter o porcelanato limpo e com brilho. Varra o piso com uma vassoura de pelo e passe um pano de chão molhado. Depois, seque o piso com um pano seco. 
Apesar de ser altamente resistente, o esmalte do porcelanato e o próprio rejunte podem ser danificados quando acontecer a aplicação de produtos abrasivos ou substancias químicas inadequadas, causando manchas e deixando a superfície porosa. Por isso, nunca utilize sabão em pó, ceras, escovas, ácidos, água sanitária ou soda cáustica sobre as peças.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Colocação de piso laminado colado

Uma das últimas etapas da obra é a colocação do piso laminado. A instalação do piso laminado só deve ser feita após ter concluído toda a pintura e a parte de instalações da sua obra.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Este piso pode ser aplicado sobre pisos de madeira, de vinil ou piso vinilico, cerâmica, pedra, porcelanato e cimento.
Lembre-se que o local de aplicação deve estar livre de desníveis acentuados. Outra recomendação é a utilização de uma manta de polietileno, fornecida pelo fabricante do piso que deve ser instalada entre o contrapiso e as tábuas de laminado, essa camada intermediária é importante para proteger o revestimento de eventual umidade e também para absorver algumas irregularidades do contrapiso. 
Passo 1 - Antes de iniciar a instalação é importante verificar se o contrapiso está limpo, sem umidade e isento de buracos ou irregularidades.
Passo 2 - verifique o esquadro das paredes e piso.
Passo 3 - coloque a manta de polietileno sobre o contrapiso, sempre rente às paredes.
Passo 4 - para iniciar a instalação das reguas ,junto às paredes, insira dois pares de espaçadores no sentido do comprimento da régua. Coloque também um par de espaçadores na largura. Esse procedimento é fundamental para garantir espaço para dilatação.
Passo 5 - passe a cola em ziguezague no local onde deverá ser colada a primeira peça. Em seguida, assente a régua de piso.
Passo 6 - prossiga com o encaixe das demais réguas, sempre com o lado macho voltado para a parede,  faça pressão com as mãos a cada quatro reguas instaladas ou dê suaves marteladas com um bloco batente no topo das réguas.
Passo 7 - fixe os rodapés com parafuso de cabeça chata e bucha no 5 ou com prego de aço 10 x 10 mm sem cabeça.