Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Aprenda a calcular a quantidade de blocos cerâmicos para alvenaria

Calculo de tijolos / Blocos para alvenaria

Existem vários tamanhos de bloco para execução de alvenaria, sendo que o mais utilizado é o de 19 cm de altura x 39 cm de comprimento (inteiro), e seus múltiplos: 19 cm x 29 cm (bloco ¾), 19 cm x 19 cm (bloco ½) e 19 cm x 9 cm (bloco ¼).A largura do bloco pode variar conforme o fabricante, mas não interfere no resultado do cálculo.

Nas obras bem planejadas existe um projeto de vedação que especifica o tamanho dos blocos, a quantidade certa de material e o detalhamento de cada parede para orientar a execução. Caso não exista, é preciso que você aprenda a calcular. Mas como calcular quantidade de tijolos ou blocos ou melhor como calcular quantidade de tijolos por m2 ou quantos tijolos vou gastar? Calcular a quantidade de tijolos não é difícil, acompanhe:
O cálculo dos blocos é realizado a partir da área da alvenaria (pé-direito x comprimento), descontando-se os vãos onde serão instaladas as portas ou esquadrias. Exemplo:
- A parede possui pé-direito (h) = 2,5 m e comprimento (d) = 4,0 m
- Desse modo: h x d = 2,5 x 4,0 = 10,0 m²
- O vão da janela possui altura (h1) = 1,20 m e comprimento (d1) = 1,50 m
- Desse modo: h1 x d1 = 1,80 m²
- O vão da porta possui altura (h2) = 2,20 m e comprimento (d2) = 0,80 m
- Desse modo: h2 x d2 = 1,76 m²
- Conclusão: 10,0 m² - 1,80 m² - 1,76 m² = 6,44 m²
Importante: Acrescente 1 cm a mais por peça considerando espaço para a argamassa de assentamento.
Portanto, o bloco inteiro terá a medida de 20 x 40 cm.

Dicas importantes
Os blocos devem ser colocados preferencialmente na posição vertical, que é o sentido de maior capacidade de carga dos blocos (furos na vertical). Contudo, para facilitar o processo construtivo, pode-se colocar a última fiada na horizontal, de modo a facilitar o preenchimento de massa entre essa última fiada e o "teto" (viga ou laje).
As vergas e contravergas são utilizadas para sustentação dos vãos abertos (janelas e portas) nas alvenarias. São necessários para distribuição de esforços nas paredes e evitam que apareçam trincas próximas aos vãos construídos.
As cunhas são utilizadas como elementos de fixação provisórios, até que as paredes estejam fixadas definitivamente à estrutura, com o preenchimento da massa entre a última fiada e a laje ou viga.


Quando não há um projeto de vedação, podem ser considerados cerca de 13 blocos/m², afinal 10.000 / 20 / 40 = 12,5.Nesse caso,o resultado aproximado será de 13 x 6,44 = 83,72 blocos.
Como a conta deve ser sempre arredondada para cima,nos casos em que não há projeto de vedação, serão necessários 84 blocos para construir essa alvenaria.
Atenção: nas obras menores, basta utilizar 83 blocos + meio-bloco ou os múltiplos de tijolo baiano cortado pelo próprio pedreiro.

Nenhum comentário: